1.000 casos de falsidade ideológica detectados
Dos dois mil casos da Seção de Análise Cadastral (SACAD), 50% são de falsidade ideológica
A Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás, por meio da Seção de Análise Cadastral (SACAD), detectou, dia 15 de março de 2023, o milésimo caso de falsidade ideológica.
Desde que foi criada, no ano de 2018, a Seção é responsável pela análise dos cadastros existentes no banco de dados da SIH e requerimentos de carteira de identidade que apresentam divergência biométrica.
Assim que o cidadão solicita a carteira de identidade, suas impressões digitais são inseridas no banco de dados da SIH, momento em que ocorre verificação no sistema, a fim de comparar o desenho digital do requerimento, com os desenhos arquivados e, surgindo alguma dúvida, o Papiloscopista Policial analisa e determina a equidade ou a diferença entre as impressões digitais confrontadas.
Detectado indício de falsidade ideológica, o Policial da SACAD efetua o bloqueio dos cadastros envolvidos na análise e comunica à Autoridade Policial a ocorrência do possível crime para apuração dos fatos.
O milésimo caso de falsidade ideológica constatado pela referida seção, diz respeito a um indivíduo que possuía identidade em Goiás com nome de registro e tentou emitir identidade com os dados verdadeiros de terceira pessoa, registrada no Estado do Paraná. Logo que a divergência biométrica foi investigada, comunicou-se o fato à Delegacia competente e foi evitada a emissão do documento ao falsário.
Dos quase 2.000 (dois mil) casos que a SACAD já finalizou, 50% (cinquenta porcento) são de falsidade ideológica. Referida estatística, simbolizada pela expressividade do milésimo crime de falsidade ideológica comprovado pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil do Estado de Goiás; reforça a relevância e imprescindibilidade da ciência papiloscópica não apenas no âmbito repressivo da investigação policial, mas na prevenção de novos delitos conexos ou consequentes à falsidade documental.
#papiloscopiaforense
#papiloscopia
#sspgo
#policiacivil_go
#investigarparaproteger
#contecomessaforça
#carteiradeidentidade
#rg
#falsidadeideologica